sexta-feira, 10 de março de 2017

Filme - Do luto à luta


Ficha técnica
Lançamento: Outubro de 2006
Duração: 1h18min
Direção: Evaldo Mocarzel
Nacionalidade: Brasil
Gênero: Documentário

Resumo: Neste documentário pais e filhos são reunidos diante das câmeras para compartilhar suas vidas, histórias e experiências. Os pais contam como receberam o diagnóstico da síndrome de Down, relatando diversas reações: negação, choque, autoculpabilização e questionamentos, além de sentimentos de medo, raiva e preocupações. Da mesma forma, relatam o aprendizado, encantos e privilégios experimentados. Já as pessoas acometidas pela síndrome, falam sobre sua rotina, gostos, preferências, relacionamentos e sonhos e seus discursos são acompanhados de cenas sobre suas atividades: dança, equitação, academia, prática de esportes, trabalho, entre outros. Assista e se surpreenda!

Indicação: A síndrome de Down (SD) é considerada a alteração genética mais comum na espécie humana. Tida como uma alteração cromossômica caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, seus portadores apresentam características fenotípicas como hipotonia, base nasal achatada, braquicefalia, língua protrusa, retardo mental, entre outras. (RANWEILER, 2009; HARTWAY, 2009 apud  ALMEIDA et. al., 2013).

    Informar o diagnóstico aos pais pode causar grande impacto. No entanto, não há um manual a ser seguido, mas sim aspectos a serem considerados a fim de amenizar reações adversas. Desta forma, os pais devem ser informados correta e claramente sobre a síndrome e para que isto ocorra da melhor maneira, os profissionais devem estar devidamente atualizados de modo que possam fornecer informações necessárias e suficientes (FOLLY e RODRIGUES, 2010).

    Logo, programas de prevenção e intervenção pré e pós-nascimento podem possibilitar que “pais, mães e demais familiares consigam lidar de modo mais adequado com a criança com SD, facilitando o desenvolvimento de todo o seu potencial e contribuindo para a qualidade de vida destas famílias e para o estabelecimento de relações familiares mais saudáveis” (HENN, PICCININI e GARCIAS, 2008, p. 491).

Gostou? Assista ao trailer clicando aqui

Referências:

ALMEIDA, Caroline Nóbrega de, et. al. Perspectivas de atuação do psicólogo hospitalar no nascimento de crianças com síndrome de Down. Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.13, n.2, p. 63-69, 2013.

FOLLY, Débora Silva Guedes; RODRIGUES, Maria do Rosário de Fátima. O fazer do psicólogo e a síndrome de Down: uma revisão de literatura. Psicol. educ., São Paulo, n. 30, p. 09-23, 2010.

HENN, Camila Guedes; PICCININI, Cesar Augusto; GARCIAS, Gilberto de Lima. A família no contexto da síndrome de Down: revisando a literatura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 3, p. 485-493, 2008. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário