sexta-feira, 14 de julho de 2017

Filme - Reine sobre mim


Ficha técnica
Lançamento: Março de 2007
Duração: 2h04min
Direção: Mike Binder
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama


Resumo: Alan Johnson é um dentista, casado e pai de duas filhas que reencontra Charlie Fineman, um amigo da época da faculdade que perdeu sua família no atentado terrorista de 11 de setembro. Com o ocorrido, Charlie passa a sofrer de transtorno de estresse pós-traumático, mas se recusa a buscar auxílio profissional e se afasta de familiares e amigos. Ao perceber a situação do amigo, Alan procura ajudá-lo e, da mesma forma, se vê buscando transformar aspectos de sua própria vida.

Indicação: O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) “é um transtorno de ansiedade precipitado por um trauma. O traço essencial deste transtorno é que seu desenvolvimento está ligado a um evento traumático de natureza extrema” (FIGUEIRA e MENDLOWICZ, 2003, p. 14). Assim, o TEPT pode ser desencadeado por “experiências ou o testemunho de eventos que envolvem morte ou ameaça ou lesão grave ou uma ameaça à própria integridade física ou de outrem” (DSM-IV, 2000 apud COSTA, 2010, p. 3).
     
     Estudos mencionados por Krum (2007 apud Oliveira, 2014) assinalam que cenários de desastres podem ocasionar sintomas que provocam sérios prejuízos à saúde mental e às relações sociais. Estas e outras características podem ser observadas em Charlie, personagem do filme, gerando diversas reflexões e discussões sobre traumas, possíveis consequências e importância do atendimento psicológico. Assista e confira!
Gostou? Assista ao trailer clicando aqui

Referências:

COSTA, Mariana Fernandes. Análise fatorial confirmatória dos sintomas do transtorno de estresse pós-traumático em adultos assistidos pelo Programa Médico de Família de Niterói. 2010. 122f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

FIGUEIRA, Ivan; MENDLOWICZ, Mauro. Diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, supl 1, p. 12-16, 2003. 

OLIVEIRA, Sandra Rodrigues de. É possível dizer adeus? Repercussões de múltiplas perdas e o desaparecimento de pessoas em contextos de desastre. 2014. 215 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, Rio de Janeiro, 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário