sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Filme - Uma mente brilhante

Ficha técnica
Lançamento: Fevereiro de 2002
Duração: 2h14min
Direção: Ron Howard
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama







Resumo
O filme conta a história de John Nash, um respeitado matemático ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1994 e considerado como um gênio após formular sua teoria. Quando no meio de uma palestra começa a apresentar delírios e alucinações, Nash é levado a um hospital psiquiátrico onde é diagnosticado com esquizofrenia. A partir de então, muitos personagens que pareciam reais são revelados como fantasias, como é o caso de seu amigo Charles, com quem acreditava dividir o quarto na universidade. Alicia, esposa e fiel companheira, se mantém ao seu lado nos momentos de crise, apoiando Nash na retomada de sua rotina e o auxiliando a distinguir o real da fantasia.

Indicação
Ainda são desconhecidas as causas da esquizofrenia, entretanto há um consenso em relacioná-la à desorganização da personalidade, à interação de variáveis culturais, psicológicas e biológicas (SILVA, 2006). O tratamento varia conforme o paciente, a família, a fase e a gravidade da doença e o seu êxito depende da adesão e contribuição dos envolvidos (SHIRAKAWA, 2000).
O sucesso do filme garantiu quatro prêmios na 74ª edição do Oscar em 2002: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor atriz coadjuvante e Melhor roteiro adaptado.

Gostou? Assista ao trailer clicando aqui

Referências
SHIRAKAWA, Itiro. Aspectos gerais do manejo do tratamento de pacientes com esquizofrenia. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22 (Supl I), p. 56-58, 2000.

SILVA, Regina Cláudia Barbosa da. Esquizofrenia: uma revisão. Psicologia USP, v. 17, n. 4, p. 263-285, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário